Samu inicia as suas atividades em Lagoinha

quarta-feira, 23 de novembro de 2016


A partir de 24 de novembro começam as atividades do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Taubaté e mais oito cidades da região. 
Além da sede, Taubaté também contará com quatro bases de apoio. Cada cidade terá sua própria base e unidades de apoio conforme o número de habitantes. Integram o Cisamu (Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) as cidades de Taubaté, Campos do Jordão, Tremembé, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, Lagoinha, Redenção da Serra, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga.
A frota regional do Cisamu é composta por 16 ambulâncias e o consórcio aguarda o envio de mais três veículos pelo Governo Federal.
A operação do Samu fica a cargo do Iesp (Instituto Esperança), vencedor da licitação promovida pelo consórcio. 
O serviço de resgate e transporte de paciente será feito por meio de ligações ao telefone 192. Um sistema permite o redirecionamento das ligações para a central instalada em Taubaté. Ao receber a ligação, um atendente fará a triagem inicial e a encaminhará para o médico regulador. Dependendo da gravidade do caso será enviada uma ambulância de resgate ou um veículo com UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
De acordo com o fluxo de encaminhamentos definido pelo Cisamu, emergências de ordem clínica serão encaminhadas às unidades de Pronto-Socorro dos municípios ou de Taubaté. Casos mais graves, como traumas, por exemplo, seguem direto para o Hospital Regional do Vale do Paraíba ou Hospital Universitário.
A população deve colaborar e acionar o 192 somente em casos de emergência, observando as características da ocorrência (confira tabela com as diferenças entre o serviço 192 e 193). O Cisamu também alerta para o risco dos trotes que podem congestionar os ramais e prejudicar o atendimento à população.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Portal Lagoinha | De Lagoinha para o Mundo.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License