Estudo: dez municípios da região ‘nasceram’ a partir de Taubaté

domingo, 27 de novembro de 2016

Cidades como Caçapava, Pindamonhangaba e Tremembé surgiram a partir de Taubaté, fundada em 1645.

Três dos 10 primeiros núcleos habitacionais que geraram todas as 645 cidades de São Paulo estão no Vale do Paraíba, uma das regiões mais velhas do território paulista e mais importantes para o desenvolvimento do Estado. São eles: Guaratinguetá, Taubaté e Ubatuba, ao lado dos povoados de São Vicente, São Paulo, Iguape, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Cananéia e Sorocaba.
Estes povoados deram origem aos demais municípios existentes na atualidade.
INTERNET/ O estudo foi divulgado nesta semana pela Fundação Seade, que elaborou um gráfico dinâmico em sua página na internet (www.seade.gov.br) no qual é possível visualizar cada povoado e suas ramificações em outros municípios.
“Procuramos dinamizar os dados é modernizar a forma de apresentá-los, permitindo a interação do usuário na apresentação do resultado da pesquisa”, declarou Eliane Monteiro Rodrigues, que é analista de projetos da Fundação Seade.
Além de todo o histórico do desmembramento, o gráfico mostra a data de criação de cada município.
FICHAS/ Segundo Eliana, a fonte das informações é o banco de dados “Memória das Estatísticas Vitais”, lançado em 2001 pela Fundação Seade e disponível no site da instituição.
Os pesquisadores se basearam em fichas manuscritas herdadas do antigo Departamento Estadual de Estatística do Estado de São Paulo.
RAMIFICAÇÕES/ Com 16 municípios entre as 50 cidades paulistas mais antigas, o Vale do Paraíba foi fundamental para o desenvolvimento do Estado.
Fundada em 1651, Guaratinguetá é a cidade da região com o maior número de desmembramentos, dando origem a 16 outros povoados, como Aparecida, Lorena, Cunha e Potim.
Todas as cidades do Vale Histórico surgiram a partir dessas ramificações.
Taubaté, criada em 1645, aparece com 10 desmembramentos, sendo responsável pelo surgimento de cidades como Caçapava, Pindamonhangaba e Tremembé, que depois ramificaram-se em municípios como Lagoinha, São Bento do Sapucaí e Jambeiro.
SÃO JOSÉ/ Curiosamente, São José dos Campos (1767) surgiu do desmembramento de Mogi das Cruzes, fundada em 1611 e com 17 ramificações.
Uma delas gerou Jacareí (1653) que conta com cinco desmembramentos, entre eles São José, que gerou apenas Monteiro Lobato.
A compilação e formatação dos dados levaram dois meses, segundo a analista Eliana.
Para ela, os dados são úteis para quem quer se aprofundar na história de São Paulo.
Municípios da RMVale ‘estão entre os mais importantes’
“As cidades do Vale do Paraíba estão entre as mais importantes do Estado de São Paulo”. A frase é do advogado Armando Marcondes Machado Júnior, profundo conhecedor dos municípios paulistas.
Ele pesquisou durante 14 anos para finalizar as 1.006 páginas do livro “Divisão Territorial do Estado de São Paulo”, publicado em 2011 pela Conam (Consultoria em Administração Municipal).
A obra resgatou a história das 645 cidades do Estado e trouxe um raio-x completo do histórico paulista a partir da fundação do primeiro município, São Vicente, em 1532.
Logo depois vieram São Paulo (1558), Cananéia (1600) e Mogi das Cruzes (1611).
São Sebastião, Ubatuba, Taubaté, Jacareí e Guaratinguetá estão entre as 20 cidades mais antigas do Estado, grupo que deu origem aos demais municípios através de desmembramento territorial.
“Trabalhei muitos anos com assessoria jurídica aos municípios do Estado. Este contato despertou a minha curiosidade de escrever sobre eles, além de facilitar o acesso às informações”, disse.

Fonte: Redação / Gazeta de Taubaté

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Portal Lagoinha | De Lagoinha para o Mundo.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License