Papa nomeia Dom Darci Nicioli Arcebispo de Diamantina (MG)

quarta-feira, 9 de março de 2016

O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira (09.03) a renúncia de Dom João Bosco Óliver de Faria e nomeou como novo arcebispo de Diamantina (MG) Dom Darci José Nicioli, CSsR, bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida (SP). O anunciou fui publicado no site do Vaticano.
Dom João Bosco nasceu em 30 de outubro de 1939 e apresentou renúncia ao completar 75 anos, como prevê a norma da Igreja, em outubro de 2014, e aguardava a nomeação de um sucessor.
A Arquidiocese de Diamantina foi criada pelo Papa Beato Pio IX, no dia 06 de junho de 1854, tendo sido desmembrada da Arquidiocese de São Salvador na Bahia, e da Arquidiocese de Mariana MG. Foi elevada a Arquidiocese em 28 de junho de 1917, pelo Papa Bento XV.
Currículo de Dom Darci
Dom Darci José Nicioli, CSsR, nasceu no dia 01 de maio de 1959, na cidade de Jacutinga, no interior de Minas Gerais.
Entrou para o Seminário Redentorista Santo Afonso de Aparecida em 1974, onde cursou o Ensino Médio. Em 1977 iniciou o curso de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Em 1982 fez a sua profissão religiosa na Congregação do Santíssimo Redentor, indo morar em São Paulo para iniciar os estudos teológicos no Itesp – Instituto de Estudos Superiores São Paulo, em São Paulo (SP).
Em 1986 foi ordenado padre em sua cidade natal. Neste mesmo ano seguiu para Roma, onde estudou Teologia Dogmática, no Pontifício Ateneo Sant’Anselmo di Roma, conquistando o título de mestre em Teologia Dogmática/Sacramentária.
Retornando de Roma para o Brasil, exerceu inúmeros serviços na Província Redentorista de São Paulo: Diretor de Seminário (1989-1996), Vigário Paroquial (1989-1996), Conselheiro Provincial (1996-2002), Professor de Teologia Dogmática-Sacramentaria – Itesp/SP e PUC Campinas/ SP (1989-1996), Vice-provincial da Unidade Redentorista de São Paulo.
Dom Darci José já foi Ecônomo do Santuário Nacional de Aparecida entre os anos de 1997 e 2005. Residiu em Roma por três anos, ocupando a função de Reitor da Casa Geral dos Missionários Redentoristas e do Santuário Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Em dezembro de 2008 foi nomeado Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
No dia 14 de novembro de 2012, o Papa Bento XVI nomeou-o bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida. Dom Darci adotou como lema para o Episcopado: “Signum tuum Luceat” – “Que a Tua luz brilhe!”.
Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 03 de fevereiro de 2013 no Santuário Nacional de Aparecida O bispo ordenante foi Dom Raymundo Damasceno Assis e os co-ordenantes Dom Claudio Hummes, Cardeal emérito de São Paulo e Dom Pedro Fré, bispo emérito de Barretos/SP.
Durante a 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada de 14 a 25 de abril de 2015 em Aparecida (SP), Dom Darci José foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.
Em maio de 2015, Dom Darci José foi nomeado membro do Departamento de Comunicação do CELAM (Conselho Episcopal Latinoamericano).

Segue a carta de nomeação:





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Portal Lagoinha | De Lagoinha para o Mundo.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License