Inverno atípico dá lugar a primavera quente no Vale do Paraíba

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O inverno, que chegou ao fim às 5h20 desta quarta-feira (23) dando lugar à primavera, foi uma estação marcada por temperaturas extremas no Vale do Paraíba. Enquanto São José dos Campos chegou a registrar 38ºC na última sexta-feira (18), no dia mais quente da estação, Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira teve até temperatura negativa, -0,5ºC em 27 de junho. Em Taubaté, a maior temperatura foi de 36ºC também em 18 de setembro.
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), as temperaturas mais altas do que o comum, principalmente nos últimos dias do inverno, têm explicação: o El Niño. A corrente deste fenômeno produz elevação nas temperaturas do Pacífico equatoriano e pode causar fortes chuvas em algumas partes do mundo e secas em outras.
"Por conta do fenômeno El Niño, há uma tendência que as temperaturas fiquem acima do normal da climatologia. Específico, houve uma massa de ar quente e seco por alguns períodos, o que provocou temperaturas bem elevadas. Isso é característico do inverno, mas ela (massa de ar quente) às vezes fica por tempo demais o que provoca o aumento das temperaturas", disse Fábio Rocha, meteorologista do Cptec/Inpe.
A estação, normalmente seca, teve pouca chuva na região. Porém, no começo deste mês, um período chuvoso, trouxe estragos principalmente a São José dos Campos e Jacareí. Os ventos chegaram a 92 km/h. Um internauta chegou a fazer um time lapse do avanço da chuva e o vídeo se tornou viral.
Primavera
O Cptec ainda tabula dados para definir como será toda a estação da primavera. Mas os primeiros dias já estão definidos: mais calor com baixa umidade do ar. "Vai continuar o predomínio de sol com poucas nuvens. Há uma pequena chance de pancadas de chuva. A radiação solar já é mais significativa a partir de agora, o que ajuda a promover condições mais elevadas", disse Fábio Rocha.

A situação só deve mudar a partir da próxima semana, quando a chance de pancadas de chuva aumenta. De acordo com o instituto, a partir de segunda-feira (28), a probabilidade de precipitações é de 90% para cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Fonte: G1
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Portal Lagoinha | De Lagoinha para o Mundo.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License