RMVale tem 14 ‘ilhas de tranquilidade’: Lagoinha está entre as "14 ilhas"

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Vista geral de São Luís do Paraitinga. Foto: Arquivo/ OVALE
Vista geral de São Luís do Paraitinga. Foto: Arquivo/ OVALE

Cidades como Bananal, Jambeiro e São José do Barreiro são ‘paraísos’ sem violência em uma região que registrou 208 mortes até junho

Michelle Mendes
São José dos Campos
Sem registrar ocorrências de homicídios dolosos e latrocínios entre janeiro e junho deste ano, 14 das 39 cidades da RMVale integram as chamadas “ilhas de tranquilidade” da região, que somou neste período 208 vítimas.
Juntas, as cidades representam 4,29% da população do Vale do Paraíba, que tem atualmente um total de 2.430.92 habitantes.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, do total de cidades que fazem parte da “ilha”, sete também não registraram assassinatos no ano passado.
Elas formam uma espécie de paraísos da segurança. São as cidades de Bananal, Jambeiro, Redenção da Serra, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, São José do Barreiro e São Luís do Paraitinga.
As cidades que não tiveram registros este ano, mas contabilizaram casos no ano passado, são Arapeí (um homicídio), Areias (um latrocínio), Canas (um homicídio), Igaratá (dois homicídios), Lagoinha (um homicídio), Piquete (dois homicídios) e São Bento do Sapucaí (um latrocínio). O índice é considerado baixo pela Secretaria da Segurança.

Análise. Para a prefeita de Bananal, Mirian Bruno (PV), a parceria entre prefeitura e a Polícia Militar e o investimento em setores públicos básicos contribuem para o saldo zero de mortes na cidade. 

“Apesar de termos o efetivo reduzido, trabalhamos em parceria com a Polícia Militar. Bananal é uma cidade muito tranquila e acolhedora. Houve tempo em que turistas e moradores pediram implantação de caixa eletrônico, mas achamos por bem não instalar”, disse Mirian Bruno a O VALE.
Localizada no Vale Histórico, Bananal faz divida com o Estado do Rio de Janeiro.

Pela Paz. Ex-presidente da RMVale e atual prefeito de São Bento do Sapucaí, Ildefonso Mendes Neto (PSDB) disse que os moradores da cidade, localizada na Serra da Mantiqueira, agem “em paz com a natureza”.

“É o nosso slogan. Trabalhamos e fazemos ações para ficarmos em paz com a natureza. Claro que bons índices se devem a uma série de fatores e nós colaboramos com isso. A polícia está presente nos bairros e amplia o efetivo durante a temporada”, disse. 
Nas chamadas “ilhas de tranquilidade”, moradores dizem que costumam dormir com a porta da casa destrancada.


Fonte: Jornal O Vale
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Portal Lagoinha | De Lagoinha para o Mundo.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License