Requeijão de Prato de Lagoinha: Receita Familiar

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O movimento das mãos ao mexer o caldeirão com o leite talhado é lento e deliciado, é necessário cuidado para que o ponto correto para a coação não passe. A manhã desta sexta-feira, 11 de julho começou com o Paulo de Lagoinha, cidade do Vale do Paraíba.
Minha mãe veio de Minas para Lagoinha com um jeito de fazer requeijão de prato, então ela teve conhecimento com as pessoas da região e aprendeu dessa forma aqui. Então o jeito de fazer requeijão no prato ficou na família, minhas irmãs fazem e eu, que gosto muito de cozinhar, aprendi também a fazer” explica Paulo.
No modo antigo, o requeijão demora três dias para ficar pronto, Paulo acelera o processo utilizando um coagulante, no caso vinagre. Para extrair cerca de 500g do produto são usados cinco litros de leite, quatro para o requeijão em si e outro litro para a lavagem. “Esse requeijão fazemos quando vamos para o sítio da família e é somente para o nosso consumo” completa.

Após o talho é necessário coar o leite e voltar essa massa de leite para o fogo, a textura da iguaria é conseguida nessa fase. O ponto é o mesmo do brigadeiro, ou seja, quando começar a desgrudar do fundo da panela o requeijão está pronto, se preferir mais macio deixa-se menos no fogo, se preferir mais consistente o tempo no fogo é maior.

O encontro contou também com a presença de algumas culinaristas que participam do Revelando São Paulo, a ideia é trocar receitas, ideias e modos de fazer o alimento. As culinárias puderam ver o processo de feitura do requeijão.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Portal Lagoinha | De Lagoinha para o Mundo.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License