I Pré Simpósio do IEV “Música e História do Vale do Paraíba”

sexta-feira, 13 de junho de 2014

           E no dia 31 de maio de 2014, de acordo com a programação da Festa do Divino Espírito Santo em São Luiz do Paraitinga, ocorreu o I Pré Simpósio do IEV “Música e História do Vale do Paraíba”. O encontro foi no Centro Turístico e Cultural
“Nelsinho Rodrigues”, na Rua Coronel Domingues de Castro, 33, centro da cidade; num casarão feito no século XIX que possui em suas paredes pinturas sobre festas, pontos históricos, e demais imagens feitos por um italiano (artista anônimo) que por lá passou.
            A Profª. Kátia Rico (Coordenadora do IEV Regional Taubaté) iniciou os trabalhos dando as boas vindas, agradecendo à Prefeitura Municipal e aos parceiros que contribuíram para que o evento acontecesse. Logo em seguida, o Prof. Leandro Barbosa (Diretor Municipal de Cultura) também falou ao público presente saudando a todos e cantou uma música muito alegre para iniciar os trabalhos. O Prof. Nelson Pesciotta (IEV) falou dos trabalhos que o Instituto de Estudos Valeparaibanos vem desenvolvendo nestes 40 anos e convidou todos a participarem do XXVIII Simpósio “Música e História do Vale” que será realizado em Cunha no período de 8 a 12 de julho.
            A primeira apresentação musical foi do Quarteto “Strings and Tailpiece” do Projeto Fazendo Arte de Tremembé, que abrilhantou o evento com quatro músicas tocadas em cordas, sendo regido pelo Maestro Mychaell Serêjo. A Profa. Conceição Molinaro foi convidada para falar deste projeto que acontece na cidade de Tremembé que envolve vários seguimentos artísticos.
              Iniciou-se a mesa debatedora mediada por Kátia Rico, os convidados Prof. Dr. Henrique Alckmin Prudente falando sobre “Festa do Divino: Devoção, Cultura e Tradição”; Maria Regina dos Santos falando sobre a “vida de Elpídio dos Santos, sua trajetória como artista, suas composições e sobre o Instituto Elpídio do Santos” do qual ela é Presidente em São Luiz do Paraitinga e do Prof. Me. João Rangel Cursino sobre “O papel da cultura no processo de reconstrução de São Luiz do Paraitinga”. Foram feitas várias perguntas, o que gerou um debate envolvente, motivando a reflexão sobre a História do Vale do Paraíba e toda a riqueza que o Vale possui ainda por ser pesquisada.
            A próxima apresentação foi da escritora Sônia Gabriel, falando de seus livros “Ventos Antigos e Mistérios do Vale”, logo em seguida o artista plástico Károly Herglotz comentou de seus trabalhos feito em técnica naif. Teve também exposição dos trabalhos do artista José Carlos Monteiro de São Luiz do Paraitinga.
          Em seguida, decorreu-se a participação especial do Grupo “Orgulho Caipira” do Mestre Amarildo de Lagoinha que fez o povo cantar e dançar enriquecendo ainda mais o evento. O artista Geraldo Tartaruga também lançou seu livro “Assim me contaram...Assim vos contei” e também contou uma de suas histórias, na qual todos atentamente ouviram e aplaudiram coroando um trabalho importante deste contador de histórias e escritor.

            Para encerrar o evento, Nelsinho Mato Dentro de São Luiz do Paraitinga abrilhantou com sua viola e músicas de sua autoria. A Profa.Kátia Rico agradeceu à toda equipe de apoio e da Prefeitura, parceiros e aos presentes sugerindo a continuidade de eventos semelhantes na cidade de São Luiz do Paraitinga.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Portal Lagoinha | De Lagoinha para o Mundo.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License