Produtores de leite de SP ensinam a fazer o saboroso requeijão de prato

domingo, 12 de janeiro de 2014

A grande oferta de leite em Lagoinha, no Vale do Paraíba, em São Paulo, inspirou a criação de várias receitas, como o requeijão de prato.
Mais de 200 famílias da região vivem da produção de leite. O requeijão de prato é um derivado que faz muito sucesso e é item obrigatório nas padarias da cidade.

O Globo Rural acompanhou o preparo, da ordenha mecânica até a panela. Confira a receita a seguir.

Ingredientes
5 litros de leite
½ meio copo americano de coagulante químico ou vinagre de álcool
Sal
½ copo de creme de leite

Modo de preparo
Primeiro, aqueça o leite. Aos poucos, adicione o coagulante químico ou o vinagre de álcool para fazer o coalho. Retire do fogo e peneire para separar a pasta que se forma no meio do leite. Depois, coloque essa pasta em água quente para perder o gosto forte. Tire da água e coloque novamente no leite.

Volte a mistura para o fogo e acrescente o creme de leite e o sal. Quando ficar em ponto de "puxa", despeje em um prato.
"Ele fica assim, soltando. A gente percebe que ele vai escorrendo e esticando, quando a gente vai puxando", ensina a cozinheira Ana Aparecida Tobias Ribeiro.
Depois que esfria, o que demora mais ou menos uma hora, parece que o requeijão fica duro, mas a textura é muito leve, ele se desmancha no garfo.
A Secretaria de Agricultura de Lagoinha estima que a produção do requeijão de prato chegue a 2,3 mil unidades por mês no município.

Confira o link da matéria completa no G1
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Portal Lagoinha | De Lagoinha para o Mundo.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License