Entrevista: Joana Claro

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Joana Claro, aluna da Escola Estadual ‘Padre Chico’ está representando a escola na 4º Conferência Infanto Juvenil do Meio Ambiente com o projeto de criar um espaço de lazer em nossa escola, com materiais sustentáveis. O projeto de Joana já passou por duas fases, quando ele foi escolhido dentre vários projetos da escola e depois novamente quando ela teve que englobar projetos de outras escolas junto com o dela e mais uma vez passaram dessa fase (regional) para a próxima fase (estadual). Além de tudo isso Joana foi a escolhida para ser a delegada (representante do grupo) nas duas fases. Ela não está apenas representando a escola, mas todos os cidadãos lagoinhenses.

Com vocês Joana Claro: “De Lagoinha Para o Mundo”.
                                                    


De onde saiu a ideia de fazer um projeto de para um local de lazer com matérias sustentáveis?
Bom, o nosso projeto saiu pelo fato que depois da reforma em nossa escola faltou um local de lazer, mais tinham vários espaços ociosos que não estavam sendo ocupados e que deveriam ser utilizados. Então construir essa área de lazer, não é somente para os alunos, mas na comunidade num todo, sempre é necessário ter um espaço como esse.

Como foi a escolha do representante para expor o projeto? Já que então, foi você e seus colegas que tiveram a ideia.
A escolha do representante não foi por votação, na verdade as meninas sempre disseram desde o começo do projeto na sala ainda que eu que deveria ser a delegada visto que elas achavam que eu era a que melhor me expressava e tinha mais chance.

Já imaginava que o projeto do seu grupo seria escolhido pela escola? E depois novamente (Fase Regional)?
Bom, pela escola eu já tinha uma ideia porque nossa escola não sofre com mais nenhum tipo de problema, esse também não é um problema, nós só apenas gostaríamos de uma área de lazer para todos. Agora na regional o esquema foi diferente, foi englobar todos os projetos de cada um do grupo de várias escolas, foi difícil fazer com que várias idéias se encaixassem em uma só. A escolha lá foi “foda”. (risos).

De que forma está sendo representar a Padre Chico na 4º Conferencia Infanto Juvenil do Meio Ambiente?
Está sendo uma honra, é sempre uma honra representar a escola! E como estudo nessa escola faz quatro anos, é uma sensação muito boa. Há também um nervosismo, pois representar a escola tem responsabilidades, e essas responsabilidades geram consequências que podem ser boas ou não.

Você acha que esse projeto pode ser uma boa iniciativa para a melhora do nosso ambiente escolar?
Sim, qualquer projeto que a pessoa tenha em sua mente pra melhorar o meio ambiente é bom! O projeto é de suma importância porque os alunos terão um contato direto com a natureza, é esse o objetivo principal do projeto feito na escola, e também o da fase regional, é conscientizar e passar para outras pessoas.

Você e seus colegas se sentem orgulhosos do projeto?
Sim, porque esse projeto, como um todo ele é um projeto importante e como ele também foi aceito para a fase Regional e passou dela pra Estadual, todos do grupo ficaram orgulhosos.
Como foi a experiência de expor o projeto para as pessoas em um local que você não conhecia ninguém?
Foi muito nervosismo, apresentar para pessoas que você não conhece você não tem noção do que elas vão achar do seu projeto, mas além de tudo isso foi uma ótima experiência.

por Izamara Olívia e Jorge Rodrigues
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Portal Lagoinha | De Lagoinha para o Mundo.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License