G1: Arquidiocese de Aparecida divulga roteiro oficial da visita do Papa

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Segurança aproxima uma criança do Papa Francisco (Foto: Felipe Dana/AP)Papa Francisco acolhe criança durante trajeto do papamóvel no centro do Rio de Janeiro na tarde desta segunda-feira (22). (Foto: Felipe Dana/AP)
A Arquidiocese de Aparecida (SP) divulgou nesta segunda-feira (22) a previsão do roteiro oficial da visita do Papa Francisco ao Santuário Nacional, programada para esta quarta-feira (24). O pontífice, que chegou ao Brasil nesta segunda para participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, tem como principal item da agenda a celebração de uma missa na Basílica por volta das 10h30.


Agenda oficial da visita do Papa Francisco a Aparecida
- 9h30 - Papa Francisco chega de helicóptero a Aparecida, desembarcando no estacionamento intermediário do Santuário Nacional. Ele será recebido pelo cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis; o bispo auxilair de Aparecida, dom Darci Nicioli; pelo reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Sávio; e também autoridades políticas.



- 9h45 - O Papa segue no papamóvel em direção à Basílica. No local, ele vai até a capela dos Apóstolos, localizada atrás da imagem de Nossa Senhora Aparecida, onde vai fazer uma oração acompanhado de sacerdotes redentoristas e diocesanos, além da comitiva papal

- 10h30  - O Papa dá início a celebração eucaristica no altar central da Basílica.


- 12h -  Terminada a missa, o Papa Francisco segue para a Tribuna Bento XVI, na parte externa do Santuário, para dar uma bênção aos romeiros que estiverem do lado de fora.



- 12h30 -  O Papa segue de papamóvel por dentro do Santuário até alcançar a Avenida Getúlio Vargas, depois passa pela Rua Anchieta, Praça Benedito Meirelles e entra na Rua Barão do Rio Branco, rua do Seminário Bom Jesus.



- 13h - No Seminário Bom Jesus, o Papa abençoa a imagem de São Frei Galvão. Depois, almoça com membros da sua comitiva, o cardeal arcebispo de Aparecida, o bispo auxiliar de Aparecida, os seminaristas que residem no seminário, os padres formadores dos seminaristas e bispos da arquidiocese. Após o almoço, Francisco descansa no seminário.



- 16h - Antes de sair do Seminário Bom Jesus, o papa vai abençoar cerca de 50 irmãs que vivem em três conventos de clausura na arquidiocese de Aparecida. O Pontífice retorna de papamóvel pelo mesmo percurso rumo ao Santuário Nacional.



- 16h30 - O Papa embarca no helicóptero que o levará de volta ao Rio de Janeiro.

  •  
Ruas por onde pontífice irá trafegar no papamóvel foram recapeadas em Aparecida. (Foto: Carlos Santos/G1)Ruas por onde pontífice irá trafegar no papamóvel foram recapeadas em Aparecida. (Foto: Carlos Santos/G1)
























O vice-prefeito Ernaldo César Marcondes (PDT) disse que na terça-feira (23) terá início a colocação de 1.200 grades para isolar o trajeto de 1,1 quilômetro que será feito pelo papamóvel entre o Santuário Nacional e o Seminário Bom Jesus, onde o Papa irá repousar após a celebração.

A prefeitura de Aparecida finalizou neste fim de semana o recapeamento do trajeto do papamóvel, a instalação de banheiros químicos e a criação de bolsões de estacionamento. A cidade espera receber pelo menos 200 mil fiéis.

Segundo ele, as ruas Anchieta, Praça São Benedito e Rua Barão do Rio Branco, trajeto do pontifice foram recapeadas. Além delas, as ruas Licurgo Santos, o entorno da rodoviária, as ruas Colombiano Teixeira, Aristides de Andrade e Ana Rosa Penido, também receberam o serviço.
Os bolsões, que totalizam 700 vagas de estacionamento, ficarão na Praça Kennedy e na Rua Ana Rosa Penido. Os 80 banheiros químicos estão distribuídos no eixo entre o centro e o Santuário Nacional.
Além dos 1.530 funcionários do Santuário Nacional e dos 5 mil homens das forças de segurança, a cidade vai contar ainda com mais 600 dos cerca de 1.500 funcionários da prefeitura atuando no atendimento aos turistas. Eles estarão identificados em barracas montadas para a prestação de informações aos visitantes da cidade. Para ajudar, serão distribuídos 80 mil folders.


Ernesto Elache, presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (Sinhores) de Aparecida, informou que apenas 10% dos 33 mil leitos disponíveis na cidade ainda estão desocupados para o dia da visita do Papa. Ele disse ainda que nas cidades vizinhas a Aparecida, como Guaratinguetá, Lorena e Cachoeira Paulista, a ocupação de leitos é de até 60%.

Fonte: G1
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Portal Lagoinha | De Lagoinha para o Mundo.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License