Festa do Divino Espírito Santo na cidade mais católica do Brasil

segunda-feira, 8 de julho de 2013


De 12 a 21 do mês de julho a cidade de Lagoinha celebra a festa do Divino Espírito Santo. O tema desse ano é “ Com o Espírito Santo Queremos testemunhar a Fé”. A novena será celebrada na matriz de Nossa Senhora da Conceição às 19h.

Todos os dias após a novena haverá quermesse no largo da matriz, com shows e barracas.
No dia 21, dia da festa, haverá missa às 7h, 9h e às 11h00 a procissão do Mastro. Ao meio-dia será servido o tradicional afogado e às 14h será realizado o leilão de gado. A procissão da festa tem início às 17h e às 20h30 uma grande queima de fogos encerra as festividades.
História da festa
Em 1866 teve inicio a festa do Divino Espírito Santo em Lagoinha, que ainda era conhecida como Vila de Nossa Senhora e era paróquia da Diocese de Taubaté. A festa tinha apenas cunho religioso, já que o único objetivo era evangelizar e abençoar a colheita.
No ano de 1907, realizou-se a primeira festa com festeiro e o grupo de foliões. Eles percorreram todo o município e a região, arrecadando prendas para a realização do evento.
Porém, em 1932, devido à Revolução Constitucionalista, a festa se restringiu novamente a novena. Na ocasião, preces e orações foram feitas em agradecimento a Deus e a Nossa Senhora por não ter havido nenhuma baralha em território lagoinhense.
Com a chegada do Padre Chico a Lagoinha, a festa volta a crescer. A cidade passou a ser conhecida em toda região, graças à fé e a hospitalidade de seu povo.
Entre todos os festeiros, merece destaque o senhor Francisco José dos Santos, mais conhecido por Chico Bento. Juntamente com sua esposa, Maria Emenengilda dos Santos realizou a festa de 1973 a 1998.
Com o passar dos anos, a cidade e os demais festeiros conquistaram apoio da impressa de toda região. A festa começou a ser prestigiada, em seus dez dias, por um grande número de turistas e grupos folclóricos. No ano passado, Lagoinha recebeu mais de 30 mil visitantes.
Atualmente, o senhor José Augusto Monteiro e sua esposa Teodora Carvalho Monteiro são os responsáveis pela realização da festa. 

Cobertura total Portal Lagoinha e Rádio Nova Vale FM 104,9 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Portal Lagoinha | De Lagoinha para o Mundo.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License