Carnaval 2013: dicas para hidratar o corpo e aguentar a folia

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Carnaval está chegando e, para ter fôlego e energia para aguentar a folia, é preciso cuidado especial com a hidratação do corpo, principalmente neste período de calor intenso. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) preparou uma série de dicas para você curtir com segurança os dias de brincadeira.
O ideal, além de beber água, é consumir frutas, verduras e legumes frescos, principalmente aqueles que possuem mais água naturalmente. Pelo menos, 1,5 litro de água por dia e outros 500 ml na forma de suco de frutas frescas ou de água de coco. Este é um isotônico natural, que ajuda a repor a perda de líquido e sais minerais que saem junto com o suor.
Para quem curte seguir atrás do trio elétrico, pulando e dançando, um alerta especial. É importante manter a hidratação do corpo durante a prática de qualquer exercício físico. Leve sempre consigo uma garrafinha de 500 ml de água, limonada ou bebida isotônica e tome um pouco a cada 15 minutos.
A preocupação com a hidratação deve ser diária e os cuidados com as crianças e idosos têm de ser maior, sempre oferecendo líquidos. Portanto, se você vai levar os pequenos para brincar o Carnaval nas “matinês” dos clubes, ou mesmo à praia, ofereça água. Nem sempre elas se lembram de pedir.
Não há dúvida, até mesmo os adultos se distraem com a hidratação. Tem gente que espera ter sede para tomar água. Mas é bom lembrar: a sede já é um sinal de que o corpo está precisando de água há muito tempo. Portanto, não se descuide e evite que a desidratação acabe com a brincadeira.
Outra dica é dar preferência, nas refeições, a legumes, frutas e verduras que possuem mais água naturalmente. Entre eles: chuchu, repolho, rabanete, pepino, alface, nabo, tomate, melancia, melão, abacaxi, maçã, pêra, cenoura e goiaba.
Para enfrentar o Carnaval, o melhor também é investir em comidas leves. É preciso evitar, nesse período, comidas gordurosas e massas, porque dificultam a digestão e isso pode ocasionar mal-estar, aquela sensação de peso no estômago. Dê preferência às saladas cruas e frutas naturais.
Nas sobremesas, a dica é substituir doces e sorvetes por frutas frescas e picolé de frutas.
Também devem ser evitados sucos industrializados e polpa congelada. É que os sucos de caixinha possuem mais sódio, conservante e corante que fazem mal à saúde, já as polpas industrializadas perdem teor de vitaminas e minerais. Os refrigerantes também devem ser evitados em qualquer versão, diet (por causa do sódio, que causa sensação de inchaço) ou normal (contém açúcar).
Para quem vai curtir o Carnaval na praia, vale destacar que a estação mais quente do ano pede roupas leves e uso constante de protetor solar adequado ao rosto e corpo. Com o sol, não dá para brincar. O ideal é o uso do protetor solar fator 60 contra raios ultravioleta, para evitar queimaduras.
Por último, a Secretaria de Estado da Saúde reforça que a preocupação com a hidratação do corpo deve ser feita durante o ano todo, não só durante o verão e o Carnaval.
Lembre-se: o ideal é consumir diariamente de oito a 10 copos de 200 ml de água. Mas é claro que, no verão e na agitação do Carnaval, os cuidados devem ser redobrados já que as pessoas perdem líquido mais rapidamente, através do suor. Seguindo essas dicas, você estará hidratado e poderá, com certeza, curtir melhor o seu Carnaval.

Fonte: ESHOJE


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