Lagoinha é destaque no site do FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Confira na íntegra a reportagem no site do FDE


Os estudantes de Lagoinha recebem o Cine Escola e o Planetário Itinerante
Data da Notícia: 30/08/2011

O evento aconteceu no último sábado, 27 de agosto de 2011, na Escola Estadual Padre Chico, que pertence à Diretoria de Ensino da Região de Taubaté.

Lagoinha é uma pequena e simpática cidade a 23 km da histórica São Luís do Paraitinga e faz parte de uma região essencialmente rural, cuja economia gira em torno do gado de leite. A escola é a única da cidade e abrange modalidades de Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, com espaços bem cuidados, integrados com jardins, árvores e construções amplas e iluminadas. Inserida numa parte alta do vilarejo, de onde se avista toda a geografia da região, esta escola é o lugar onde tudo acontece: ponto de encontro, lugar de eventos e reuniões, polo centralizador da comunidade.

Tudo estava muito bem preparado para o evento e contou com a colaboração dos participantes do Programa Escola da Família, dos funcionários e professores do colégio. As atividades tiveram início às 11h com a execução do Hino Nacional pela fanfarra.

Os alunos tiveram um dia inteiro de atividades, em que puderam participar das diferentes sessões oferecidas pelo Cinema e pelo Planetário. Foram duas apresentações de cinema e cinco do planetário para quase 600 pessoas. O dia ficou marcado pela alegria, pela curiosidade e pelo entusiasmo em conhecer mais sobre os mistérios do Universo. E também, os alunos puderam ter uma perspectiva totalmente nova de se assistir a um filme, pois perceberam que podem refletir sobre ele, sua mensagem e sobre a produção cinematográfica, buscando relacioná-lo a vida e seus questionamentos.

O evento na Escola Estadual Padre Chico mais uma vez comprovou que aprender e conhecer traz grande prazer e satisfação para todos - sejam crianças, adolescentes, jovens ou adultos - desde que corretamente estimulados para isso. E levar essa possibilidade para locais cujo acesso a esses meios é difícil, tem sido o desafio da FDE em seus projetos culturais. Tais ações são uma alavanca e um estímulo para o trabalho, que inúmeros professores realizam diariamente nas salas de aula, ajudando-os a educar e despertar tantos alunos para o mundo à sua volta.

Algumas presenças ilustres também merecem ser lembradas: o presidente da FDE, José Bernardo Ortiz; o Prefeito de Lagoinha, Sr. José Luiz; o presidente da Câmara dos Vereadores, Sr. João; a Dirigente de Ensino, Profª Carmem Lúcia Passareli; a Gestora do Programa, Profª Elaine e o Educador Profissional, Prof. Rildo de Souza; o Prof. Marcos, supervisor do Programa Escola da Família; a diretora da semana letiva, Profª Maria de Lourdes; a Diretora de Projetos Especiais, Claudia Aratangy; a equipe central do Programa Escola da Família: Ana Maria Stuginski e Ataulfo Santana; além de assessores da presidência da FDE.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Portal Lagoinha | De Lagoinha para o Mundo.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License