Projeto da UNITAU redefine rota do “Caminho do Ouro"

sexta-feira, 15 de abril de 2011

       Alunos e professores dos cursos de História, de Geografia e de Pedagogia da Universidade de Taubaté (UNITAU) partem no dia 16 de abril, próximo sábado, para uma atividade exploratória pelas cidades de Lagoinha e Cunha até a fronteira de Paraty. A ação faz parte do projeto de extensão universitária “Uma rota redescoberta: a trilha entre as vilas de Parati e Taubaté”. A intenção é a de consolidar o papel de Taubaté na formação cultural e econômica do Vale do Paraíba.
            O trabalho se baseia na pesquisa da paleóloga Lia Carolina Prado Alves Mariotto, responsável pelo acervo da Divisão de Museus e Arquivo Histórico da Prefeitura Municipal de Taubaté. A pesquisa faz uma releitura da antiga rota da trilha do ouro, batizada pela então corte portuguesa de Estrada Real. A proposta do estudo é incluir o percurso de Taubaté a Paraty nas discussões historiográficas sobre o tema.
O grupo de estudo da UNITAU realizará trabalhos de campo para reconhecimento da paisagem, para identificação de características geográficas do local e para a produção de mapas e de outros instrumentos de localização geográfica.
            Programado para terminar ao final de 2012, os produtos finais serão compostos de material didático para ser distribuído em escolas municipais e de um vídeo documental. “O documentário será um curta-metragem didático que expressa toda a trajetória do projeto, os passos, as ações e os resultados finais”, explica o professor Dr. Mauro Castilho Gonçalves, um dos professores envolvidos no projeto.
            A professora Ms. Rachel Duarte Abdala, também envolvida no projeto, considera o trabalho bastante completo, pois apresenta a realidade direta das escolas aos alunos e acrescenta experiência à prática da pesquisa. “Por ser um trabalho de extensão, há mais liberdade na pesquisa e um contato mais estreito com a comunidade”, diz Ângelo Rodrigues Azevedo, aluno do 2º ano de História da UNITAU e estagiário no projeto responsável pela pesquisa documental.

Fonte: Unitau.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Portal Lagoinha | De Lagoinha para o Mundo.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License